19 agosto 2015

È hoje ! Dia Mundia da Fotografia, yeh !


Queridos amigos, hoje é o dia Mundial da Fotografia,e  venho compartilhar com vocês um pouquinho da minha experiencia, o Inicio de tudo isso! Confiram.



Neste ano completo 4 anos que decidi me dedicar totalmente a fotografia, de um tempo pra cá, as coisas mudaram e muito, fiz novos cursos, participei de congresso enfim, me profissionalizei ainda mais.

Todo mundo acha que nós que trabalhamos com a fotografia é fácil, é só mudar o nome no facebook, comprar uma câmera e sair fotografando, quando na verdade não é assim.

Pra quem não sabe cursei 2 anos de Ciências Biológicas, adorava, mais naquela época eu já estava lidando com a fotografia e já estava fazendo meus primeiros trabalhos, até então que eu levava o not para a facul e em vez de estudar, editava foto .



Deixei a facul, fiz curso de fotografia e comprei uma câmera. No começo não foi fácil, muitos tem essa ideia de virar fotógrafo só pra ganha um grana boa no final do mês, mais vou logo avisando, não é bem assim.

Como de inicio eu precisa de portfólio, eu fiz muito  trabalho gratuito, ensaios, eventos, enfim, fiz de tudo para que ter uma galeria apresentável no facebook, assim eu poderia cobrar pelo meus trabalhos.

Hoje graças a Deus as coisas deram muito certo, tenho serviços quase todos os dias, porém eu tenho minha própria empresa, mas tem  um ponto positivo e negativo, o positivo é que caso eu quera eu posso registrar meus funcionários emitir nota fiscal eletrônica, tenho CNPJ e possuo o Alvará de funcionamento do meu estabelecimento. O negativo é que hoje em dia é muito difícil trabalhar para si mesmo. Acontece comigo, se eu tenho um determinado x de eventos e ensaios para aquele mês,no final eu consigo ter minha renda, agora se aparecer 1 ou 2 eventos no mês eu só vou ganha aquele x e nada mais.

Hoje o ganho na fotografia oscila muito, tem mês que tem, tem mês que não tem ,você só vai ganha um salário fixo caso alguma empresa te contrate, então pra quem esta começando pense bem, pois 70 % do que você ganha você tem que guardar para os gastos do seu equipamento, imagina só se sua câmera para de funcionar? 

Assistência Técnica é caro e você precisa ter um dinheiro guardado para esses tipos de problemas repentinos e oque sobra pra você ? Tirando água, luz, aluguel de comercio (que não é o meu caso), gasolina, entre outros? Então..

Mais o que eu não canso de me falar é, não desista no primeiro não, ou na primeira critica destrutiva, trabalhe por amor, faça por amor , e as coisas só tende a dar certo, acredite !

Até o próximo post e viva a fotografia  !  Raquel W.

Um comentário:

  1. Vida de fotografo não é fácil mesmo como todos imaginam. Eu ainda quero fazer um curso, mas tenho outras prioridades e por isso só levo a fotografia como Hobby por agora.
    Parabéns a todos os profissionais ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Se comentar,não brigue e não xingue, fale de maneira educada, não use palavrões, critique de maneira construtiva !

© Raquel Watanabe Fotografia - 2016. Todos os direitos reservados | Layout por : Raquel Watanabe